Estratégia para criação de conteúdo para o Reels

O Reels é um novo recurso do Instagram muito parecido com o concorrente TikTok. Com objetivo de compartilha vídeos curtos, de 15 a 30 segundos, o Reels oferece amplos recursos para você criar videos mais criativos, com filtros, legendas, trilha sonora, gifs além de possibilitar fazer cortes e edição rápida diretamente no celular. Mas a pergunta é… como   usar esse novo recurso para obter mais tráfego e vendas para minha empresa?

Antes de mostrar como,  quero lembrá-lo que o conteúdo do Reels não precisa ser totalmente novo. Você pode usar conteúdos existentes em seu blog, podcast, redes sociais e apenas ajustá-los para funcionar bem nesse novo formato. 

No marketing tudo é uma questão de eficiência e você precisa ter certeza de que criar conteúdo para o Reels não se  tornará um trabalho de tempo integral — tenha em mente que essa é  mais uma plataforma para mostrar seus produtos e serviços.


Aqui estão 4 maneiras de usar Reels para obter mais engajamento e ajudar na divulgação dos seus produtos e serviços.

 


1: Conteúdo educacional e tutoriais 

Não estamos falando sobre dar lições a seus seguidores como faz um professor. Estamos falando sobre educá-los sobre seus produtos, sem falar sobre eles.

Por exemplo, se você é proprietário de uma loja de beleza e deseja usar o Reels para atrair mais clientes, você precisa criar conteúdo para ajudar sua persona.

Então, supondo que  sua marca seja especializada em maquiagem, o conteúdo do seu Reels irá falar sobre:

  • Como encontrar o tom certo para a pele.
  • Como fazer um delineado em minutos.
  • Como fazer uma maquiagem para dia/noite.
  • Ou como limpar a pele para receber a maquiagem.

Publicar conteúdo educacional vai mostrar a qualidade do seu produto e combinar diferentes formatos pode ser uma ótima estratégia.

Por exemplo, faça um Reels com um determinado assunto, faça um post no seu  blog com o mesmo assunto e então, convide  seus seguidores para aprofundarem-se no tema em seu blog. Isso  aumentará o  tráfego para o seu site.

2: Avaliações de produtos e depoimentos 

Seu conteúdo educacional demonstrará  sua experiência em torno de seu produto ou serviço — suas análises de produto e depoimentos mostrarão os seus clientes satisfeitos.

O Reels requer que você seja muito mais criativo, então nada de ligar a câmera e começar a falar como um papagaio>você precisa usar alguns dos recursos que a plataforma oferece para deixar seu conteúdo mais atrativo.Lembre-se, redes sociais são um lugar de entretenimento.

Aproveite os feedbacks dos seus clientes, faça vídeos mostrando como seu produto pode mudar a vida dos seus consumidores (chamamos isso no marketing, de prova social). 

A Prova Social é uma ferramenta poderosa para o Marketing, ela funciona mais ou menos assim: “Este produto ou serviço funcionou para essas pessoas que estão em situação semelhante a minha, então funcionará para mim.”

De acordo com uma análise de mercado da Yourviews, cerca de 75% dos consumidores procuram e confiam na opinião de outros usuários. Use e abuse dessa estratégia. 

3: Conteúdo dos bastidores

Mostrar os bastidores da sua loja, sua empresa ou seu dia-a-dia é uma ótima oportunidade de construir relacionamento entre você e o seu cliente.

Criar conteúdo “natural” humaniza sua marca e a humanização da marca, cria além da identificação, uma grande quantidade de mídia espontânea.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupa, moda praia, moda fitness… você pode usar o Reels para mostrar os bastidores da produção, a escolha do tecido, o seu dia na academia, seu dia na praia, esses momentos vão atuar como uma ponte na construção do relacionamento entre você (marca) e o seu cliente. 

4 – Conte a história da sua empresa

O Reels tem o potencial de transformar aquela história sem graça em uma história superinteressante. Em vez de ir para uma página “sobre” em um site e ler como a sua empresa surgiu, que tal contar essa história em um formato mais dinâmico? 

Fazer Reels mostrando sua trajetória, quem você é e o por que você vende seus produtos ou serviços, é uma oportunidade que deve ser aproveitada.Mas lembre-se, a originalidade é a chave do sucesso nessa nova era, por isso seja criativo. 

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Essas foram as nossas dikas para você aproveitar o máximo desta plataforma, mostrar seus produtos/serviços e vender muito mais.

ATENÇÃO – Como qualquer outra estratégia de marketing, a chave é testar e verificar – teste o conteúdo e verifique as métricas, melhore e repita. E então faça tudo de novo.

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