SEO – Search Engine Optimization

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca. Em outras palavras, SEO é o conjunto de estratégias que visa posicionar uma página nos primeiros resultados de mecanismos de busca online, como o Google. As principais ações que fazem parte de uma estratégia de SEO são: criação de conteúdo, SEO onpage, construção de autoridade e experiência do usuário. É através dessa estratégia que busca-se gerar conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário e outros.

Marketing de conteúdo e SEO andam de forma muito próxima: é através de uma estratégia digital assertiva e um bom posicionamento em buscas que a marca pode atingir o potencial de atrair um número muito maior de pessoas interessadas naquilo que está sendo oferecido.
 
A era da informação muda completamente a dinâmica do marketing e hoje existe uma valorização cada vez maior em abordagens mais sutis de aproximação ao usuário. Uma das grandes prioridades de uma estratégia é o destaque! Os atuais consumidores priorizam a pesquisa online antes de tomar uma decisão de compra. É por isso que, posicionar bem um negócio em uma pesquisa, pode influenciar diretamente dessa decisão.
 
Para promover uma empresa no ambiente digital, a otimização não gira em torno apenas de códigos HTML, mas também de como o conteúdo é produzido e promovido. É necessário uma produção consistente de conteúdo relevante, isto é, que atenda aos problemas do seu público. Portanto, além de questões técnicas e quantitativa, como o tempo de permanência na página, a relevância do material produzido atrai visitas de qualidade, gerando um bom índice de conversões.
 
Faz parte do SEO, também, compreender As palavras-chave que são relevantes ao segmento de seu negócio. A presença das palavras-chave certas no conteúdo ao longo das páginas de seu site contribui para que os algoritmos de busca identifiquem de que assunto ela trata e a exiba como resultado de pesquisas por temas similares. Por isso, aliar a distribuição de palavras-chave úteis ao longo do texto a outros critérios técnicos de SEO são questões essenciais para construir a autoridade da empresa, posicionando-a bem em pesquisas.
 
Essa é a parte mais técnica do SEO, mas que também impacta uma estratégia de marketing de conteúdo de modo geral. A experiência do usuário, ou UX, é um fator determinante para que as pessoas que encontraram a página continuem navegando nela.
Esse cuidado passa por um web design amigável e funcional e, ainda mais importante, pela adaptação do site para acesso em dispositivos móveis.
 
Portanto, ao se falar da importância do SEO em uma estratégia de marketing de conteúdo, percebe-se que otimizar um site é essencial para garantir uma presença digital efetiva. São esses fatores somados que vão atrair mais visitantes por meio de pesquisas, para conhecerem mais a respeito de sua empresa, construindo sua autoridade e estreitando laços.

Como funciona o SEO

Funciona assim: o Google (ou qualquer mecanismo de busca que você esteja usando) tem um rastreador que vai e reúne informações sobre todo o conteúdo que podem encontrar na Internet. Os rastreadores trazem todos aqueles 1s e 0s de volta ao mecanismo de pesquisa para construir um índice. Esse índice é então alimentado por um algoritmo que tenta combinar todos os dados com sua consulta.

Existem vários fatores que influenciam o algoritmo de um mecanismo de pesquisa, e é assim que um grupo de especialistas classificou sua importância :

Fatores que influenciam no SEO

         Ex. quantidade, confiança / qualidade dos links para o domínio...

         Ex. PageRank, quantidade de link no texto âncora, qualidade...

         Ex. tópicos, relevância, quantidade do conteúdo...

         Ex. palavra chave, tamanho do conteúdo, velocidade de carregamento...

         Ex. Nome do dominio, menções, noticias, mídia...

         Ex. Fluxo de cliques, quantidade, diversidade CTR de consulta...

         Ex. Quantidade de link tweetados, compartilhamento nas redes...

         Ex. Comprimento do Dominio, tempo de resposta HTTP..

         Ex. correspondência exeta e parcial...

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Ótimas dikas diretamente no seu email.