O Reels é um novo recurso do Instagram muito parecido com o concorrente TikTok. Com objetivo de compartilha vídeos curtos, de 15 a 30 segundos, o Reels oferece amplos recursos para você criar videos mais criativos, com filtros, legendas, trilha sonora, gifs além de possibilitar fazer cortes e edição rápida diretamente no celular. Mas a pergunta é… como usar esse novo recurso para obter mais tráfego e vendas para minha empresa?
Antes de mostrar como, quero lembrá-lo que o conteúdo do Reels não precisa ser totalmente novo. Você pode usar conteúdos existentes em seu blog, podcast, redes sociais e apenas ajustá-los para funcionar bem nesse novo formato.
No marketing tudo é uma questão de eficiência e você precisa ter certeza de que criar conteúdo para o Reels não se tornará um trabalho de tempo integral — tenha em mente que essa é mais uma plataforma para mostrar seus produtos e serviços.
Aqui estão 4 maneiras de usar Reels para obter mais engajamento e ajudar na divulgação dos seus produtos e serviços.
1: Conteúdo educacional e tutoriais
Não estamos falando sobre dar lições a seus seguidores como faz um professor. Estamos falando sobre educá-los sobre seus produtos, sem falar sobre eles.
Por exemplo, se você é proprietário de uma loja de beleza e deseja usar o Reels para atrair mais clientes, você precisa criar conteúdo para ajudar sua persona.
Então, supondo que sua marca seja especializada em maquiagem, o conteúdo do seu Reels irá falar sobre:
- Como encontrar o tom certo para a pele.
- Como fazer um delineado em minutos.
- Como fazer uma maquiagem para dia/noite.
- Ou como limpar a pele para receber a maquiagem.
Publicar conteúdo educacional vai mostrar a qualidade do seu produto e combinar diferentes formatos pode ser uma ótima estratégia.
Por exemplo, faça um Reels com um determinado assunto, faça um post no seu blog com o mesmo assunto e então, convide seus seguidores para aprofundarem-se no tema em seu blog. Isso aumentará o tráfego para o seu site.
2: Avaliações de produtos e depoimentos
Seu conteúdo educacional demonstrará sua experiência em torno de seu produto ou serviço — suas análises de produto e depoimentos mostrarão os seus clientes satisfeitos.
O Reels requer que você seja muito mais criativo, então nada de ligar a câmera e começar a falar como um papagaio>você precisa usar alguns dos recursos que a plataforma oferece para deixar seu conteúdo mais atrativo.Lembre-se, redes sociais são um lugar de entretenimento.
Aproveite os feedbacks dos seus clientes, faça vídeos mostrando como seu produto pode mudar a vida dos seus consumidores (chamamos isso no marketing, de prova social).
A Prova Social é uma ferramenta poderosa para o Marketing, ela funciona mais ou menos assim: “Este produto ou serviço funcionou para essas pessoas que estão em situação semelhante a minha, então funcionará para mim.”
De acordo com uma análise de mercado da Yourviews, cerca de 75% dos consumidores procuram e confiam na opinião de outros usuários. Use e abuse dessa estratégia.
3: Conteúdo dos bastidores
Mostrar os bastidores da sua loja, sua empresa ou seu dia-a-dia é uma ótima oportunidade de construir relacionamento entre você e o seu cliente.
Criar conteúdo “natural” humaniza sua marca e a humanização da marca, cria além da identificação, uma grande quantidade de mídia espontânea.
Por exemplo, se você possui uma loja de roupa, moda praia, moda fitness… você pode usar o Reels para mostrar os bastidores da produção, a escolha do tecido, o seu dia na academia, seu dia na praia, esses momentos vão atuar como uma ponte na construção do relacionamento entre você (marca) e o seu cliente.
4 – Conte a história da sua empresa
O Reels tem o potencial de transformar aquela história sem graça em uma história superinteressante. Em vez de ir para uma página “sobre” em um site e ler como a sua empresa surgiu, que tal contar essa história em um formato mais dinâmico?
Fazer Reels mostrando sua trajetória, quem você é e o por que você vende seus produtos ou serviços, é uma oportunidade que deve ser aproveitada.Mas lembre-se, a originalidade é a chave do sucesso nessa nova era, por isso seja criativo.
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Essas foram as nossas dikas para você aproveitar o máximo desta plataforma, mostrar seus produtos/serviços e vender muito mais.
ATENÇÃO – Como qualquer outra estratégia de marketing, a chave é testar e verificar – teste o conteúdo e verifique as métricas, melhore e repita. E então faça tudo de novo.