O Marketing Digital é composto por várias estratégias, incluindo branding e performance. A primeira diz respeito a tudo o que envolve a reputação da marca e dos produtos para alcançar o público de forma segmentada. Já a segunda estratégia é usada para alcançar o maior retorno possível de um investimento.
Explicando assim, já da pra entender por que branding vem antes de performance, né? Não dá par investir em alcance se o que você oferece para alcançar não é interessante.
Ambas as ações trazem ótimos resultados ao negócio e podem ser usadas, inclusive, como aliadas. E é comum que surja a dúvida: quando usar uma ou outra? É sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!
DIKA 1: Quem é quem na fila do pão?
Branding é construção, reputação e posicionamento de uma marca, seu principal objetivo é gerar valor e ampliar o reconhecimento do seu produto ou serviço para que o seu negócio seja o primeiro a ser lembrado pelo seu público-alvo.
As campanhas de branding, além de colocar sua marca no imaginário dos consumidores através da identificação, gera fidelização por meio de experiências. A performance consiste em ações que envolvem investimentos e desempenhos, ou seja: o foco é na venda e nos resultados, o que envolve a conversão de leads para o aumento do faturamento. As campanhas de performance envolvem remarketing, search, Google Ads, Facebook Ads, etc.
DIKA 2: Quando usar cada um?
Ambas proporcionam resultados expressivos e lucrativos, mas antes de escolher entenda o que você precisa agora: melhorar a reputação ou aumentar as vendas? No entanto, focar em uma não significa esquecer da outra.
Se você precisa de retorno a longo prazo, investir em branding é sempre a melhor alternativa, já que a principal ação é a criação de conteúdo relevante por meio de uma mensagem única e que corresponda ao discurso da marca. Se você está precisando de resultados num curto prazo, pode focar na performance, pois atua diretamente no aumento das vendas por meio de todos os canais disponíveis. Mas lembre-se: não existe performance ANTES de investir em branding, não faz nem sentido!
DIKA 3: Unir o útil ao agradável!
Se sua marca é útil e entrega valor ao seu público alvo, torne o alcance agradável. Faça tudo junto!
Sim, é possível usar as duas estratégias ao mesmo tempo. Pensar em reputação de marca e aumento de venda de forma simultânea é uma forma de ampliar as possibilidades para que a marca obtenha os melhores resultados.
Essa junção recebeu, recentemente, o nome de brandformance, que une as ações que focam na visibilidade da marca (branding) e a busca pela conversão e geração de novas oportunidades (performance).
Em resumo, não existe resultados sem que a empresa comunique e proporcione sensações e experiências de valor ao público.
E então, gostaram?! Assine nosso newsletter e não perca mais nenhuma DIKA!