Aprenda a definir seu nicho e atuar de forma mais estratégica em seu negócio!
Se você decidiu empreender, provavelmente já ouviu sobre a importância de definir um nicho de mercado para o seu negócio. Nós já atendemos clientes que tinham soluções para problemas reais e não conseguiam alcançar sucesso porque tentavam alcançar diferentes públicos utilizando a mesma estratégia, quando na verdade, ao definir o nicho do mercado, a probabilidade de sucesso seria muito maior.
Nicho de mercado é uma segmentação, um recorte de um grupo de consumidores que têm necessidades específicas e que não foram atendidas, de forma satisfatória, por nenhum produto ou serviço. Quando você encontra o nicho de atuação do seu negócio, os investimentos da área comercial podem ser direcionados da melhor forma e a operação, como um todo, seja escalada de forma eficiente.
Para exemplificar de forma clara e objetiva, se sua empresa for da área de alimentos, você não vai competir com todos que são deste ramo. Ela vai atender um segmento específico determinado pelo seu nicho, como alimentos saudáveis, por exemplo. O grupo de pessoas que irá consumir seus produtos pertencem a um nicho e é para esse público que você irá produzir conteúdo, direcionar suas comunicações e estratégias. Alguns pontos importantes para que você possa definir seu nicho:
- Localização geográfica: a empresa irá atender clientes de uma determinada localização, atendendo uma região específica;
- Características demográficas: o perfil dos clientes é construído por características como idade, sexo, profissão etc;
- Canal de vendas: o nicho é definido por onde as vendas são feitas: lojas físicas, e-commerce, telemarketing etc.
Para finalizar nosso blog post, é fundamental que você compreenda que quanto mais específico na definição do seu nicho de mercado, mais fácil e garantido será para seu produto/serviço se tornar uma referência na sua área de atuação. Conte com a Dedika para ajudar você neste momento e fazer seus negócios decolarem a partir dessa poderosa estratégia. Clique aqui e fale conosco.